domingo, 23 de novembro de 2014

Resenha Crítica

Comunicação em Prosa Moderna
  Othon M. Garcia


Comunicação em prosa moderna é considerada obra clássica e de referência entre os estudos textuais no Brasil dos diversos aspectos a serem levantados, chamando a atenção para a que o autor dá à boa construção de um texto argumentativo.
Essa obra tem como objetivo fazer como que seu leitor seja capaz, ao fim e ao cabo, Se é que, em, obra de tal natureza possa produzir sobretudo, um componente texto argumentativo.
Essa obra mostra ao estudante o método pelo qual o desenvolverá sua capacidade de raciocínio, oferecendo subsídios para formular textos argumentativos consistentes aliada ao trabalho com a organização do pensamento, permite que, ao final de sua leitura, torna-se possível ao estudante dominar com segurança os principais modos de organização minuciosa e gradual preparação para o perfeito final textual do livro.
A obra mostra o momento em que uma coisa ou outra estão postas em relevo, em que os objetivos de estudo sejam práticos.
Estrutura sintática da frase: é preciso antes de organizar o pensamento aqui o autor já sinaliza a primazia da lógica sobre a gramática
Processo sintático: implicações pragmáticas de utilização ora a coordenação ora a subordinação na expressão de ideias onde também se conjugam a sintaxe e a semântica com a finalidade de melhor expressão das ideias.
Indicar as circunstâncias e outras relações entre as ideias, feição estilística da frase, os sentidos das palavras, generalização, o parágrafo, eficácia e falácias da comunicação, como criar ideias e pondo ordem no caos, planejamento, exercícios e a dissertação.
A proposta do autor se faz entre exposição e argumentação. O modo expositivo costuma predominante em verbetes de enciclopédias, livros didáticos.
A estrutura da argumentação: argumentação para o autor,  estabelece a necessidade distinção, entre argumentação e dissertação.
Condições da argumentação o autor defende que a argumentação deve basear-se nos principais da lógica.
Consistência dos argumentos, Garcia afirma que a argumentação “estie-se dois elementos principais: a consistência do raciocínio e a evidência para o autor os fatos propriamente ditos, os exemplos, as ilustrações, os dados estatísticos e o testemunho, essa obra é dedicada primordialmente à escrita argumentação forma segundo o autor "pouco define" a osso ver em essência do informal, até sua estrutura e desenvolvimento podem ser, em parte os mesmos. Mas a formal exige outros cuidados.
Proposição de referência, afirmativa e suficientemente específica para permitir uma tomada de posição contra o a favor.
Formulação dos argumentos que constitui a argumentação e a lógica formal “a argumentação deve buscar-se nos seus princípios da lógica”

Concluindo: parece bastante razoável defender que a contribuição dos estudos da argumentação seja bastante relevante e pioneiro nos  muitos de seus ensinamentos práticos. Sua abordagem da argumentação necessariamente filiada à lógica estritamente formal da linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário