sábado, 29 de novembro de 2014

Metodologia Científica- Pré-Projeto

Tema:
 Normalmente distingue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção. No entanto, muitos grafiteiros respeitáveis, como Os Gêmeos, autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo, aí incluída a grande fachada da Tate Modern de Londres, admitem ter um passado de pichadores. Na lìngua inglesa, contudo, usa-se o termo graffiti para ambas as expressões.
A partir do movimento contracultura de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanos, como o hip-hop, e a variados graus de transgressão.
Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos70, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan. Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX. Atualmente no século XXI, muitas pessoas usam o grafite como arte em museus de arte.

Objetivo:

 principal objetivo despertar no aluno um interesse pelo universo das artes visuais, por meio do grafite, como forma de manifestação artística mais próxima de sua realidade. Além da apreciação artística, o grafite é portador de valores capazes de potencializar, nas mais variadas linguagens, as diferentes formas de comunicação com o mundo.
A liberdade de expressão o desenvolvimento criativo e motoro, junto a perspectiva e a relação com outros artistas.


Justificativa:

 Desenvolvimento da arte urbana, a diversidade de ideias expressada através dos muros da cidade cinza, dando vida com cores e trazendo satisfação, prazer além do orgulho de morar numa cidade com horizonte artístico. O homem sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade que o rodeia e na qual está inserido, fazendo dessa representação um instrumento de comunicação social. E isso também ocorre em nossa realidade local. Observando nosso contexto sócio-educacional percebemos o quanto o grafismo, nas suas mais variadas formas, está presente na vida dos nossos alunos e em nosso meio, não como expressão da arte, mas na maioria das vezes, como forma de pichação.


Objetivo:

Conhecer a história, obras e características da Arte Grafite
Compreender e perceber o Grafite como uma produção e manifestação artística urbana
Entender a relação entre Grafite e Pichação, seus pontos em comum, suas diferenças e suas intencionalidades
Criar uma identidade artística, desenvolvimento da linguagem através dos desenhos, satisfação como artista.


Problemática:


 O espaço para desenvolver a arte e o material caro são os principais problemas falta de apoio de colaboradores nem mesmo Governo do Estado e a Prefeitura, também não dá estrutura para a prática.


Metodologia:


Em primeiro momento foi solicitado aos alunos que falassem de suas compreensões sobre Arte Grafite e Pichação, e argumentado a estes, se reconheciam suas diferenças e semelhanças.
Foi apresentado diversos vídeos sobre Arte Grafite, com isso os alunos puderam entender o grafite como uma expressão artística desenvolvida e realizada nas cidades, tendo movimento iniciado nos Estados Unidos, na década de 70, denominado Hip Hop, tendo portanto, uma compreensão geral de sua história, temas, formas de realização e características.
As expressões estéticas dessa arte procuram refletir o cotidiano das ruas, procurando retratar as constantes mudanças e cores dos lugares urbanos representados.


Criar a habilidade de usar o spray como instrumento de desenho.                                   Desenvolver uma identidade artística através do desenho livre.                                                               Pintar dar vida ao desenho                                                                                                                         Desenvolver técnica, conhecer grafiteiros e suas experiências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário